3 de março de 2011

8 de março, dia interplanetário da mulher

8 de março, dia interplanetário da mulher


http://www.mulheresnopoder.com.br/wp-content/uploads/2010/03/mulheres-em-marcha-8-mar%C3%A7o-1857ok.JPG

É uma data que muita gente presta homenagens, que jornais e revistas trazem matérias e falam sobre o fatídico dia de março em 1857.
Claro que é sempre bom que as mídias exaltem esse dia. Que todos falem e escrevam sobre a importância do dia.
É uma data que cada homem também deveria fazer uma reflexão sobre sua conduta com as mulheres que estão a sua volta. Não só suas namoradas ou companheiras, mães, irmãs, tias. Mas cada uma que de alguma forma cruza seu caminho. Se elas não diferem tanto na genética e buscam igualdade pelo que produzem, não deveria ser um fardo aos homens lhes dar melhor tratamento.
Se a maioria do homens são parecidos nas suas manias e maneira de agir, com as mulheres é o oposto. São únicas, cada uma delas, não terão muitas delas que são tão parecidas. E o que custa tratá-las assim?
A verdade é que no dia das mulheres, os homens deveriam aprender mais a ouvir. Não fingir ouvir e só concordar. Deve opinar, questionar, aceitar ou seja estar atento.
Elas já carregam muitas responsabilidades e porque não dividir isso. E aturam muita, muita grosseria, impaciência.
Tem a que conforta o soldado de Atenas quando esse chega da batalha do dia-dia em casa, mesmo ela tendo jornada muito maior que a dele.
Alguns cafajestes clássicos se aproveitam de certas fragilidades e ao invés de estender a mão, se aproveita da situação e depois a abandona se sentindo a pior das mulheres, sentido só a amargura de quem foi vista apenas como algo de valor a ser tomado.
Mulheres também valorizam muito sua casa. E querem defender seu espaço e torná-lo tão único e pessoal como uma extensão de si. É duro pra ela quando vê esse sonho de ter um lugar onde pretende iniciar sua família ser tirado por mera especulação. Umas são mães, já avós, que deveriam ter um pouco mais de carinho e compreensão tanto dos filhos quanto dos netos. A aquela que abandona sua terra e família para iniciar um nova etapa na vida e ao chegar se depara com um realidade bem mais dura.
E mulheres que educam seus filhos participando de tudo que ele faz, das brincadeiras as coisas sérias, que compartilham ao ponto de parecer estranha aos moldes das mãe convencionais. Que não entram na brincadeira. Talvez esse novo homem, ao chegar a idade adulta, tenha mais idéia do que pode oferecer a uma mulher.

Elas geram os homens e produzem o alimento que precisam no inicio da vida, boa parte delas os criam sozinhas. Se dedicam mais. Ate mesmo em presídio vêem-se mais mulheres visitando seus maridos e filhos. Quando é o contrario, quando são presas por conta de maridos ou namorados não recebem o mesmo apoio.

As homenagens são bem vindas, como musicas, flores, elogios, jóias, passeios, viagens etc.
Mas as vezes o mais simples pode ser o mais importante, apenas deixar que elas falem e os homens realmente aprendam a ouvir e respeitar.