15 de dezembro de 2010

O valor da amizade

O valor da amizade
(ou o dia que pedi o papa pra canonizar Renato Manfredini)


    Como se mede uma amizade? Quanto vale? Existem unidades com as quais podemos dizer o tamanho ou peso? Algo como TERABYTE, ou TONELADA, ou TONEBYTE por Centímetro cúbico?
    Difícil dizer. A gente leva os amigos na vida o tempo todo. Às vezes fazendo alguma coisa ou vendo outras, ou ouvindo uma musica que nos faz pensar: fulano podia estar aqui, fulana gosta disso, vou levar pra ele, etc...
    
Tem os amigos que levamos da infância, aqueles que desde que você se deu conta que era ser uma pessoa, ou ate mesmo antes disso, aquela pessoa que não tinha ligação com seu DNA já estava lá. Aqueles que quando você ia jogar vídeo game ele sempre dava um jeito de aparecer na hora, ou quando sua mãe te chamava pra comer uns biscoitos lá estava o amigo junto. Amigos que ficavam com você quando não sabiam direito o sentido da palavra consolar e mesmo assim te ajudavam quando as notas não estavam boas.
   A aqueles que após passarem grande parte da infância juntos e por acaso tem que mudar pra outro bairro ou cidade, não conseguem conter as lagrimas na hora da despedida. Te abraçam como se fosse o ultimo dia de vida.
   
Amigos que num momento de fúria ou desagrado com outra coisa te xinga e te joga toda aquela carga que já estava o sufocando, na hora ficasse perplexo, afinal um amigo não faz isso com o outro... Mas se é amigo compreendemos sua dor. Para depois acalmá-lo, ouvir suas desculpas e em seguida rir daquela bobagem toda.
Os amigos que tinham belas irmãs que ficavam irritados quando elas recebiam mais atenção que ele próprio. Ou aquela amigas que também tinham belos irmãos e se enciumavam com o sucesso que esse fazia entre suas amigas.
Tanto que muitos amigos até se casam, pois a amizade ai evoluiu pro romance, afinal não se casa com inimigos.
    
E as amizades do tempo de colégio? Do tempo que só aprender não bastava, tínhamos que formar também nosso caráter e pra ter esse aprendizado só convivendo com outras pessoas.
Nessa época de colégio ainda não somos nem adultos nem somos mais crianças e alei começamos a sentir o peso das responsabilidades da vida que virá. Nos deparamos com novas coisas alem da amizade, surgem os romances e as desavenças. Mesmo assim aquele amigão pra vida toda está ali também.

    E quando achamos que não temos mais chances de fazer novos amigos, ou simplesmente pensamos assim, no fundo os adultos acham que novas amizades podem vir carregadas de interesse financeiro ou sabe-se lá o que, e não se permitem dar esse passo no escuro como as crianças e os adolescentes.
Mas mesmo assim somos pegos de surpresa pelo acaso. Os novos tempos trouxeram novas possibilidades e caiu o mito de que quem passou dos 30 não fazem novas amizades. A internet possibilitou isso. Não tem mais a desculpa que não se tem novos amigos ou não se pode conhecer novos horizontes, novos pontos de vista, de discordar ou concordar com coisas. E isso em escala mundial.

    Ou seja, um assunto, apenas uma coisa em comum é o suficiente para ser o estopim de uma nova amizade de infância.
   Fato que a internet espelha o mundo real onde as pessoas se aproximam por interesse mutuo: sejam carros, motos, futebol, photoshop, saúde, beleza, moda, sexo, pega-varetas, balões, tintas, pedras, cachorros, replicas, frutas, viagens, religião, fofoca, celulares, enigmas, computadores, quadrinhos, bonecas, quebra cabeças, musicas etc.
Basta um estalo, um “Oi, tudo bem?” que a coisa pode tomar grandes proporções.
Os quadrinhos e os desenhos já me brindaram com amizades instantâneas pois um desenhista quando encontra outro de cara já não se largam. Pois pra cada desenhista devem existir umas dez mil pessoas “normais”.
    
Muitos agradecem por essa dádiva que é ter amigos, minha divida divina com Deus, Alah, Zeus, Odin, Dark Side, Pai celestial, Tupã, Con Tiqui Viracocha e demais divindades subiu muito. Pois gostar de uma banda de rock me rendeu uma amizade de infância.
Tanto que já liguei pro meu amigo Bento, o 16 e mandei santificar Renato.
 
Que Renato? Como assim que Renato!

O Manfredini oras!


Desenho para casamento

Caricatura