22 de dezembro de 2010

22 de novembro

22 de novembro é uma data ou uma nova musica postuma de renato russo?

2.592,000 segundos, 43200 minutos, 720 horas, 4, 2 semanas, 30 dias, 1 mês.

Em um mês o que pode acontecer?

No espaço sideral 1 mês não é tão diferente de um segundo na terra, alguns planetas dão a volta em si mesmo nesse tempo, outros em um dia, um cometa se desloca grandes distancias, mas na vastidão não é tanto assim.
Na terra em um mês muita coisa muda e outras nem reagem. Algumas espécies de animais tem metade da sua vida toda em um mês, outros nascem e morrem nesse período, alguns sequer notam esse tempo.
Uma cidade pode mudar nesse tempo ou te mesmo sumir do mapa.
Um país novo pode nascer ou um antigo ser dividido.
Desde que a humanidade começou a vislumbrar as mudanças passou a contar o tempo.
Um mês é muito tempo? Sim, não, quem sabe...
Um mês só se conta a partir de uma data, e essa data passa a ter algum sentido, senão seriam apenas trinta dias.
Em 22 de dezembro nasceu Puccini, compositor da belíssima opera Tosca, morreu o defensor da amazônia e dos seringueiros Chico Mendes.
Mas em 22 de dezembro faz um mês do primeiro milagre de São Renato Manfredini. O Santo padroeiro das novas amizades de infância.

15 de dezembro de 2010

O valor da amizade

O valor da amizade
(ou o dia que pedi o papa pra canonizar Renato Manfredini)


    Como se mede uma amizade? Quanto vale? Existem unidades com as quais podemos dizer o tamanho ou peso? Algo como TERABYTE, ou TONELADA, ou TONEBYTE por Centímetro cúbico?
    Difícil dizer. A gente leva os amigos na vida o tempo todo. Às vezes fazendo alguma coisa ou vendo outras, ou ouvindo uma musica que nos faz pensar: fulano podia estar aqui, fulana gosta disso, vou levar pra ele, etc...
    
Tem os amigos que levamos da infância, aqueles que desde que você se deu conta que era ser uma pessoa, ou ate mesmo antes disso, aquela pessoa que não tinha ligação com seu DNA já estava lá. Aqueles que quando você ia jogar vídeo game ele sempre dava um jeito de aparecer na hora, ou quando sua mãe te chamava pra comer uns biscoitos lá estava o amigo junto. Amigos que ficavam com você quando não sabiam direito o sentido da palavra consolar e mesmo assim te ajudavam quando as notas não estavam boas.
   A aqueles que após passarem grande parte da infância juntos e por acaso tem que mudar pra outro bairro ou cidade, não conseguem conter as lagrimas na hora da despedida. Te abraçam como se fosse o ultimo dia de vida.
   
Amigos que num momento de fúria ou desagrado com outra coisa te xinga e te joga toda aquela carga que já estava o sufocando, na hora ficasse perplexo, afinal um amigo não faz isso com o outro... Mas se é amigo compreendemos sua dor. Para depois acalmá-lo, ouvir suas desculpas e em seguida rir daquela bobagem toda.
Os amigos que tinham belas irmãs que ficavam irritados quando elas recebiam mais atenção que ele próprio. Ou aquela amigas que também tinham belos irmãos e se enciumavam com o sucesso que esse fazia entre suas amigas.
Tanto que muitos amigos até se casam, pois a amizade ai evoluiu pro romance, afinal não se casa com inimigos.
    
E as amizades do tempo de colégio? Do tempo que só aprender não bastava, tínhamos que formar também nosso caráter e pra ter esse aprendizado só convivendo com outras pessoas.
Nessa época de colégio ainda não somos nem adultos nem somos mais crianças e alei começamos a sentir o peso das responsabilidades da vida que virá. Nos deparamos com novas coisas alem da amizade, surgem os romances e as desavenças. Mesmo assim aquele amigão pra vida toda está ali também.

    E quando achamos que não temos mais chances de fazer novos amigos, ou simplesmente pensamos assim, no fundo os adultos acham que novas amizades podem vir carregadas de interesse financeiro ou sabe-se lá o que, e não se permitem dar esse passo no escuro como as crianças e os adolescentes.
Mas mesmo assim somos pegos de surpresa pelo acaso. Os novos tempos trouxeram novas possibilidades e caiu o mito de que quem passou dos 30 não fazem novas amizades. A internet possibilitou isso. Não tem mais a desculpa que não se tem novos amigos ou não se pode conhecer novos horizontes, novos pontos de vista, de discordar ou concordar com coisas. E isso em escala mundial.

    Ou seja, um assunto, apenas uma coisa em comum é o suficiente para ser o estopim de uma nova amizade de infância.
   Fato que a internet espelha o mundo real onde as pessoas se aproximam por interesse mutuo: sejam carros, motos, futebol, photoshop, saúde, beleza, moda, sexo, pega-varetas, balões, tintas, pedras, cachorros, replicas, frutas, viagens, religião, fofoca, celulares, enigmas, computadores, quadrinhos, bonecas, quebra cabeças, musicas etc.
Basta um estalo, um “Oi, tudo bem?” que a coisa pode tomar grandes proporções.
Os quadrinhos e os desenhos já me brindaram com amizades instantâneas pois um desenhista quando encontra outro de cara já não se largam. Pois pra cada desenhista devem existir umas dez mil pessoas “normais”.
    
Muitos agradecem por essa dádiva que é ter amigos, minha divida divina com Deus, Alah, Zeus, Odin, Dark Side, Pai celestial, Tupã, Con Tiqui Viracocha e demais divindades subiu muito. Pois gostar de uma banda de rock me rendeu uma amizade de infância.
Tanto que já liguei pro meu amigo Bento, o 16 e mandei santificar Renato.
 
Que Renato? Como assim que Renato!

O Manfredini oras!


Desenho para casamento

Caricatura

26 de novembro de 2010

Crepusculo dos Super Heróis - Novo Link pro Download


Meu contato com os Caps se deu através do blog do Rapadura Açucarada, do mestre Eudes Honorato.
Naquela ocasião eu procurava algo na rede sobre os heróis da DC, quando me deparei com esse incrível blog.
Vi umas capas de quadrinhos antigos e lembrei de historias memoráveis como uma do homem-aranha, hulk, super-homem, batman etc.
Muitos relíquias do antigo formatinho.
Gostaria de dar uma contribuição postando no meu humilde blog uma preciosidade que consegui num sebo anos atrás.
Uma historia de super-heróis que não era nem da DC nem da Marvel.
A saga Crepúsculo dos Super-Heróis fala sobre a era de ouro e o encontro do fracasso dos vigilantes poderosos e mascarados.
A trama mostra os bandidos que não querem mais dominar o mundo e sim ter lucro com crimes que todos vemos no dia-a-dia como droga, prostituição, etc...
Daí os heróis ou aspirantes a heróis começam a temer a força dos criminosos e alguns deixam suas cruzadas de lado. Uns pela família outros por si mesmo.
Pelo que pesquisei só saíram dois exemplares, um preto e branco que é esse postado aqui, e outro colorido que vou postar breve.
Pelo antiga editora Elipse. Grandes nomes desenharam essa saga como Ron Lin, Bart Sears e David Campit.
O Link esta a baixo. Vale a pena dar uma olhada.

http://www.4shared.com/zip/cx5XKBlk/crepusculodossuperherois.html

25 de novembro de 2010

Obrigado, amigo.


Receber homenagens é sempre gratificante. Quando é de grande amigos então é melhor ainda.
Fui agraciado com um desenho de um grande amigo, Antonio Belarmino, que tambem me inspirou um personagem dos meus quadrinhos , o Cabra-da-peste
Ele me deu de presente essa arte de um crossover do seu personagem principal: Pátria. Junto com meu personagem o Mangueirense-Paladino.
Obrigado amigo.

4 de novembro de 2010

Nascida em 4 de Novembro

O que dizer sobre as pessoas que admiramos? Como falar das qualidades de uma pessoa amiga sem ser puxa saco? Ainda não sei...
Mas falar de uma pessoa que temos afinadade é sempre um grande prazer, principalmente falar bem. E lady Vivian é dessas pessoas. 
Embora tenha convivido com ela por pouco tempo tive a oportunidade e a sorte de ter sempre bons assuntos nas nossas conversas. E o que é bom assunto pra nerd: Filmes, séries, ciencia avançada, teoria da conspiração, meteoros, espaço, trilobitas, tempo, continum, etc.
Sim. Essa menina fala sobre tudo isso. Não só pra agradar o publico nerd, mas ela sabe mesmo.
Deve ter herdado toda essa sabedoria do grande mestre que é seu pai. 
E por que falar disso tudo sobre essa pessoa? 
Porque no dia de hoje, 4 de Novembro, aconteceram esses fatos:
1576 - A Antuérpia é pilhada por tropas espanholas.
1869 - É publicado o primeiro número da revista Nature.
1946 - É fundada a UNESCO.
1989 - Primeira aparição das personagens de animação Wallace & Gromit, num festival de curtas britânico.
Nasceram:
Matthew McConaughey e Ralph Macchio.

E principalmente nasceu Vivian.
A humilde homenagem desse amigo que tantas vezes teve a honra e o privilégio de confabular sobre filmes e enigmas do universo.


Parabéns.

Grande abraço, Vida longa e Prosperidade e que a força esteja sempre com você.

Do amigo

Fabio.


11 de outubro de 2010

14 anos sem Renato Russo





Homenagens que o Google perdeu a chance de fazer ao nosso grande poeta Renato Russo.
Assim como foi feito para Lenon. Fica a sugestão.


25 de agosto de 2010

Partido da Causa Nerd





Irmãos Nerds

Já fomos humilhados nos anos passados pelos mais "prafrentex" do colégio e demos nossas respostas nas urnas, ou seja, a inventamos. 
Isso mesmo, o que seria das eleições se os grandes nerds da informatica e dos cálculos avançados não tivesses perdido seus tempos e criassem toda a parafernália eletronica.
Logo, se o Brasil tem o resultado rapido de quem foi eleito é graças a nossos irmãos que são a força pensante desse e de outras nações.

Nosso jeitão esquisito pode até ter incomodado os ditos bonitões, mas hoje vivemos a era Nerdzóica. Vide celulares, Ipads, Iphones, e I-tudo por ai. 
Sem falar nos nossos grande gurus como Bill "corte-você-mesmo-seu-cabelo"Gates e Steve "familia I-tudo" Jobs.
E porque não termos um partido politico só nosso, pra levantar nossa bandeira, botar mais bytes na nossa sardinha!

Como base ai vão quarenta e duas metas do nosso estatuto. 

O Estatuto do Nerd:
Baseado nomanifesto Nerd da Wikipédia. E acrescido de outras dicas de nossos irmãos.

1 - Todo nerd pode querer sai de casa após os 30 anos.
2 - Todo nerd tem o direito de ir numa festa e não dançar.
3 - Todo nerd tem o direito de gastar seu dinheiro com quadrinhos, figuras de ação ou filmes.
4 - Todo nerd pode ficar isolado em seu quarto criando aplicativos para androide, symbiam, windows ou macOS sem ser incomodado.
5 - Todo nerd pode não ter namorada (o) se o assim quiser e não ser questionado que o tempo ta passando.
6 - Todo nerd pode idolatrar falsos deuses como George Lucas, Tolkien, Walt Disney etc. Sem ser excomungado.
7 - Todo nerd pode achar filmes como Garota de Rosa-choque, e a Vingança dos Nerds um clássico sem se envergonhar.
8 -  Todo nerd pode criar seus filhos dentro dos conceitos da força Jedi.
9 - Todo nerd pode ver desenhos japones, mangá, anime, hentai, etc, até a idade que quiser.
10 - Todo nerd pode achar Fiuks e restarts ridiculos.
11 - Todo nerd pode citar frases extraidas de filmes, séries e gibi sem dar explicação aos leigos caso nao queira.
12 - Todo nerd pode manter seu fisico de jogador de RPG e não malhar.
13 - Todo nerd tambem pode manter sua brancura estilo palmito, caso seja branco, sem tomar sol.
14 - Todo nerd pode usar o cumprimento Vulcano, quando chega e quando sai.
15 - Todo nerd pode se divertir lendo física, astronomia, quantica, matemática e outras ciencias que arrepiam demais mortais.
16 - Todo nerd pode comemorar 25 de maior, dia do orgulho nerd.
17 - Todo nerd pode se divertir em festas Ploc.
18 - Todo nerd pode continuar guardando suas figuras de ação nas embalagens originais.
19  - Todo nerd pode não vender por dinheiro nenhum sua coleção de gibis e nãose chamado de maluco.
20 - Todo nerd pode criticar as adptações de quadrinhos ou games que foram pro cinema.
21 - Todo nerd pode passar o tempo que quiser jogando atari.
22 - Pode usar toques de celuar como familia addams ou arquivos X numa boa.    
23 - Todo nerd saberá a diferença entre Autobots e Decepticons.
24 - Todo nerd saberá tambem quem é da Marvel e quem é da DC.
25  - Todo nerd pode rir em publico de desenhos como billy e mandy ou outro desenho qualquer.
26 - Todo nerd pode gritar: NÃÃÃÃÃOOOOO! Quando ouvir a frase: Eu sou seu pai!
27 - Todo nerd tem o direito de não ter que sair de casa.
28 - Todo nerd tem o direito a não ter um par e ser virgem.
29 - Todo nerd tem o direito ao sobrepeso (ou subpeso) e de ter problemas de visão.
30 - Todo nerd tem o direito de não gostar de futebol ou de qualquer outro esporte.
31  - Todo nerd tem o direito de se associar com outros nerds.
32 - Todo nerd tem o direito de não ter que estar "na moda".
32 - Todo nerd tem o direito de ter poucos (ou nenhum) amigo.
33 - Todo nerd pode usar o truque mental jedi com os amigos.
34 - Todo nerd pode rezar ou orar pra sua divindade preferida como Dr. Manhatan, Jagga, Puro-osso, Yoda, Stan Lee...
35 - Toda Nerd ( só pra voces meninas) podem usar calcinhas de personagens como mulher-maravilha, gato feliz, betty boop e não ter que ser sexy.
36 - Todo nerd pode se vestir do seu personagem preferido para ir a um evento de Cosplay.
37 - Todo nerd pode cantarolar "O cara Tussiu" onde quiser.
38 -  Todo nerd pode conhecer super-herois que não sejam apenas batman, super-homem, mulher-maravilha, homem-aranha e wolverine. ex: Homem-animal, Volstag, Invencivel, Ozymandias, etc...
39 - Todo nerd pode praguejar ou comemorar com termos como: Bazzinga! Eureka! Santa Aqueroupita, Jim, eu nao sou um açouqueiro, eu sou um médico! etc..
40 - Todo nerd pode andar com sua toalha pra cima e pra baixo no dia do orgulho nerd.
41 - Todo nerd tem o direito de dominar o mundo.
42 - Todo nerd pode rir cada vez que ver ou ouvir o numero 42, sem precisar explicar o motivo, 
o qual ele já sabe.

24 de agosto de 2010

Etrigan

Rascunho do demonio Etrigan, DC comics. Criado por Jack Kirby.

Etrigan, the Demon, from Jack Kirby.

18 de agosto de 2010

Construindo um Logo.

Concepção de uma Logo para uma empresa de construções e reformas. 
O nome da empresa é ASC - Construções e Reformas.
Primeiro uns rascunhos feitos a lápis, traçando parametros de 
identificação do logo com a atividade da empresa.
Solides, segurança, confiabilidade fazem parte do Briefing.
Ao final as formas quadradas foram as que melhor  se adequaram a visão do cliente.


Após os rascunhos iniciais,  com ideia da logo  mais definidas. Vetorizado e testado as cores.


Teste em cores e para aplicação em preto. O Cliente optou pela cores verde e amarela, que traz tambem o aspécto patriótico, que tambem pode ajudar a posicionar o cliente que está tratando com empresa 100% brasileira.

10 de agosto de 2010

Lanterna-Verde Jeska Green

Reserva do Guy Gardner, a Lanterna Jeska Green, para defender o setor 2814.  
Melhor Poozer do mestre Kilowog, segundo ele mesmo.

Spare of Guy Gardner, Green Lantern Jeska, to defend the sector 2814.  
Best Poozer Kilowog master, he has said.

27 de julho de 2010

Esboço de personagem

 


Esboço para personagem super-heroina.


Personagem pintada no Photoshop. Mas ainda não finalizada.
Cores direto no traço de lápis.
Personagem finalizada e com as cores editadas no Photoshop sobre o traço de caneta nanquim.
Character and ended with the colors edited in Photoshop on the stroke of pen ink.


28 de maio de 2010

Darth Vader Regente


Tem coisas que só são possiveis saídas de uma mente Nerd avançada.  A amiga Eliane, me mandou essa foto de uma apresentação no Teatro Municipal do Rio, após a reforma, no dia 23 de maio, cuja musica foi a Marcha Imperial regida por ninguem menos que o próprio Darth Vader
Foi apenas para os musicos e seus convidados. Gente de sorte.

16 de março de 2010

Ver seus personagens em figuras de ação: Não tem preço.

Quantos desenhistas ou escritores podem ter a sorte de ter seus personagens em figuras de ação feitos por um grande artista?
A resposta é: Poucos! Mas eu tenho tido essa sorte. Mas uma vez fui brindado com essa incrivel escultura de um de meus personagens, o Magueirense-Paladino.
E quem é o cara que faz? É o meu grande amigo Cássio. E o cara não tem décadas de estrada, não. Tem só 18 anos. E já manda ver nas figuras de ação. Tenho outras dele no meu outro blog tambem, para ver basta clicar aqui.

Grande Cássio. Obrigado mais uma vez por essa incrivel homenagem. Saiba que pra mim, além de um grande privilégio, ter uma de suas obras é tambem uma grande honra.

Obrigado, meu amigo.


How many designers and writers may have been fortunate to have his characters in action figures made by a great artist?The answer is: A few! But I have been so lucky. But once I was presented with this amazing sculpture of one of my characters, the Magueirense-Paladino.And who is this guy doing? It is my great friend Cassio. And the guy does not have decades of road, no. It has only 18. And it eats it all in action figures. I have other goals in my other blog too, to see just click here.Great Cassio. Thank you again for this incredible honor. Know that me and a great privilege to have one of his works is also a great honor.
Thank you, my friend.

15 de março de 2010

Camisa de seleção para Nerd


Nerd que se preza tambem tem sua camisa de seleção para não destoar dos outros machos.
Ai minha camisa da amada seleção da Latvéria. Pra quem não é nerd pode não fazer muito sentido.

Nerd original T-shirt of Football (or soccer, wherever..) selection. The great selection of Latveria.

12 de março de 2010

Cross Over Star Trek e Star Wars

COMO CHEGUEI A ISSO?

Bom, no longínquo ano de 1988 a Globo lança a Tela-Quente. O filme de estréia é o ícone da ficção científica: O Retorno de Jedi.
Assim que vi aquela fabula espacial, pensei: Quero ser isso quando crescer! Era uma era de trevas ainda, quem ninguém sonhava com celulares e internet. Eu tava aprendendo a desenhar. Mas genialidade de George Lucas me fez ver que o cinema era muito mais que os Trapalhões e Jerry Lewis. (Que são grandes filmes por sinal)
Pouco tempo depois, fui apresentado a Star Trek, aqui no Brasil Jornada nas Estrelas. Meu velho pai já era fã dessa outra grande saga espacial e pela genética virei fã também.
Daí pensei: como uma série pode ser tão boa como o filme de Lucas? Sem ser cópia uma da outra? Outro grande gênio Gene Rodenberry. Kirk, Spock, Maccoy e sua trupe nos levava a imaginar outro mundos com cenários de papelão e tecnologia do futuro dos anos 60.
Grande parte da minha nerdisse devo a essa gente, dali pros quadrinhos foi fácil.
O tempo passou e essas coisas não saem da cabeça. Lendo gibi, especificamente um dos muitos cross overs, da Marvel e DC,Vingadores e Liga da Justiça, me veio um estalo: Como seria se o pessoal do Luke encontrasse o pessoal do Kirk. Já tinha visto os mutantes dos X-men fazerem isso, mas Star Wars nunca.
Então comecei a escrever algo que eu gostaria de ver. Essas maluquisses de nerd e fã.
Posicionei os universos entre os episódios 5 e 6 de SW e a tripulação clássica da USS enterprise.
E como é impossível ser Nerd sozinho, decidi compartilhar essa história com os amigos e inimigos.

(Friends from other country, brief a english version, thankyou).
Obrigado pela atenção e que a força nos leve onde ninguém jamais esteve.


STAR TREK e STAR WARS
A Força e a Fronteira Final
(por Fabio O de Souza)

TOMO 1

- Sr. Sulu direcione a energia dos fazers para os escudos inferiores...
- Já tentei, Capitão...Não está dando certo...
A frase final é abafada pelo ensurdecedor estrondo causado pelos disparos de três aves de rapina Klingon.
- Capitão, a situação nos reatores não é das melhores. Perdemos quarenta por cento da força de dobra.
- Faça o melhor que puder, Scott. Spock, as avarias...
- A fuselagem não resistirá a outros disparos dessa magnitude, senhor.
- Tenente Uhura, abra um canal com uma mensagem de nave sendo atacada em todas a freqüências. Assim eles pensarão que estamos muito desesperados... o que não é de todo mentira – Sussurra o capitão para si mesmo o final da frase.
- Isso nos dará alguns preciosos segundos. – Conclui James T. Kirk. – Sr. Sulu...
Mas um disparo é feito, atingindo devastadoramente um dos propulsores da USS Enterprise.
- Sr. Sulu, aumentar velocidade de dobra.
- Capitão, já estamos em dobra nove... Um nível acima da velocidade máxima. – Diz o oficial.
- Capitão, os cristais de Dillitiun estão quase exauridos. Estamos sem força disponível. – fala pelo comunicador o oficial de engenharia Scott. – Não temos energia sobrando...
- Fale, Sr. Spock.
- As naves Klingon estão assumindo posições Delta. Significa...
- Que eles querem dar o tiro de misericórdia. Ninguém conhece esses miseráveis como eu, Spock... – exclama Kirk.
- Capitão, estamos saindo dos limites da galáxia, onde a federação não tem poder. O posto avançado mais próximo fica a trezentos e cinquenta anos-luz daqui. – afirma o oficial de navegação Chekov.
- Sr. Sulu, quero dobra 10!
- Não temos energia, senhor...
- Temos sim. Desvie a força dos fazers para o centro de energia. Scott...
- Aqui, Capitão.
- Inverta o fluxo dos cristais para amplificar a força dos fazers... Isso nos dará mais cinqüenta por cento na capacidade de dobra. Os cinqüenta restante ative os escudos frontais. Assim garantimos que ela não vai se partir ao meio.
- Capitão, ela pode não suportar. Os cristais podem se converter em antimatéria... – Tenta argumentar o oficial de engenharia.
- Temos que correr o risco, Scott.
Segundos depois.
- Está feito, senhor. – conclui Scott.
- Sulu, agora... Dobra dez!
-As naves Klingons armaram seus canhões. Disparando em quatro, três, dois... – antes do oficial de ciências Spock completar a sua contagem a nave de pesquisa e exploração USS Enterprise atinge a velocidade que nenhuma outra nave da federação de planetas ousou sonhar em atingir.
Porem, o inesperado acontece, a extrema velocidade da nave em fuga e os disparos das naves Klingons geraram um fenômeno eletro-magnético.
- Spock, situação. – Pergunta o capitão James Kirk.
- Difícil ainda de definir, senhor...
Uma imensa turbulência, que estremece toda a nave impede que as vozes sejam ouvidas dentro da ponte de comando da Enterprise. Os segundo que seguem tornam-se eternos devido ao medo que é acometido a tripulação.
- Senhor, é possível que tenhamos ido mais longe do que pretendíamos. – sugere Spock.
- Chekov, algum sinal dos Klingons?
- Não, Senhor. Pelo menos não parece... Os instrumentos não estão muito confiáveis... – justifica o oficial.
- Ten. Uhura, algum sinal de freqüência da federação ou alguma nave.
- Não, Capitão. Nada está sendo captado.
- Sr. Spock, poderíamos estar em algum tipo de Vortéx ou uma nebulosa magnética?
- Pouco provável, Capitão. Mas os computadores também não podem nos dar uma localização de onde possamos estar.
- Capitão.
- Diga, Scott.
- Os cristais de Dillitiun se esgotaram. Estamos apenas movidos pelos propulsores de apoio. – explica o engenheiro.
- Sr. Chekov, deixe a nave parada e corte todos os suprimentos de energia. Deixe apenas os essenciais e para enfermaria.
- Capitão.
- Sim, Spock...
- Descartando os instrumentos da nave, calculei que talvez não seja “onde” estamos e sim “quando”. É possível que não tenhamos nos deslocados apenas em distancia de dobra, mas também no tempo-espaço.
- Esta dizendo que podemos ter viajado ao futuro? – questiona Kirk.
- Ou para o passado. Talvez não o de nossa realidade mas de um outro universo. Ainda preciso calcular melhor pra confirmar minha teoria – conclui Spock.
- Faça isso, Spock.
- MALDIÇÃO, JIM! O minha enfermaria está parecendo o sistema de saúde sul americano do século 21... temos mais feridos do que tripulação. O que aconteceu a Enterprise? – Nesse momento se manifesta o Dr. Mccoy, oficial médico-chefe da nave.
- Magro, faça o melhor por nossos amigos. Ainda não sabemos o que aconteceu... –Tranqüiliza James seu oficial e amigo de longa data.
- Capitão, estamos com algo em nossos radares.
- Aves Klingons, Spock?
- Não, senhor. Naves desconhecidas dos bancos de dados da federação.
- Meteoros ou algum outro corpo celeste?
- Pouca probabilidade, Capitão, a julgar pelo formato e pela velocidade. – afirma friamente o oficial Vulcano.
- Scott, relatório da engenharia.
- ainda sem energia, Capitão. Os cristais vão levar umas horas para se refazerem. Só temos energia para meia dobra. – Explica.
- Então usamos essa energia nos escudos ou em dois torpedos Fotônicos... – analisa Kirk. – Sr. Sulu, Scott, quero metade dessa energia no escudo frontal e metade num torpedo.
- Tenente Uhura, abra a comunicação com os tripulantes da Enterprise. Tenho um comunicado. – Levanta-se o capitão de sua poltrona de comando diante da imensa tela de navegação da nave.
- Tripulantes da USS Enterprise, quem fala é seu comandante. Ponham-se a postos, nesse momento enfrentamos uma situação de alerta máximo. Não temos idéia do que poderemos enfrentar daqui pra frente. Por tanto contamos com a colaboração de todos a fim de resolvermos isso da maneira mais fácil e pacifica que sempre  pregamos. Caso não seja possível pela paz peço a cada homem e mulher nessa nave que estejam preparados para o combate. Sem mais, seu capitão James T. Kirk.
Cada pessoa no interior da nave se prepara para o pior após ouvirem seu comandante.
- Capitão, já temos contato visual. – Diz a tenente de comunicações Uhura.
- Coloque na tela, Uhura. – aponta Kirk enquanto se levanta de sua poltrona - Senhor Sulu, deixe o resto da força que temos em um torpedo fotônico.
Nesse momento surge no monitor da ponte da Enterprise uma nave cujas características são desconhecidas de todo o registro da federação. Os mais experientes oficiais estão tão surpresos quanto os novatos da tripulação.
Kirk interrompe o silencio da ponte de comando.
- Uhura, canais de comunicação em todas as freqüências. – antes de tentar contato Kirk comenta com Spock.
- Essa nave não pode ser Klingon ou Romulana. Eles não tem tecnologia para atingir tal velocidade.
-Sr. Chekov faça uma avaliação do que esta nave dispõe em material bélico.
Vinte segundos depois.
- Capitão, a nave está desacelerando.
- Obrigado, Sulu. Chekov?...
- Capitão, os instrumentos mostram que possuem canhões laser.
- Hmm... – Kirk avalia a situação e constata que não tem como fugir de uma nave que possui tal velocidade e com pesado armamento. A enterprise sofreu graves danos também. E não é uma nave de corridas.
-  Capitão, temos um canal de comunicação. – diz Uhura.
- Abra a freqüência, Tenente.
Todos na ponte estão apreensivos.
- Aqui é a USS Enterprise, do Planeta Terra, nave de pesquisa e diplomacia da Federação de Planetas. Estamos em missão pacifica.
Após dizer essas palavras o capitão Kirk e sua tripulação permanecem em silencio. Os segundos passam.
Em seguida ouvem a resposta.
- Ok. Aqui é a “tripulação” da Millenniun Falcon. Se estavam buscando contato já conseguiram.
Kirk e seus oficiais entreolham-se. Acham curioso como o comandante da nave se reporta.
- Aqui é o Capitão James T. Kirk. Comandante da USS Enterprise.
Mais alguns segundos depois.
- Quem fala é Han Solo, “Comandante” da Falcon e esse é meu primeiro oficial e chefe da engenharia, Chewbaca.
A tripulação da enterprise ouve um imenso urro do que parece ser um animal.
E também frases irônicas.
-Ah, também estou com os lasers apontados para suas cabeças. E bom não tentar gracinhas. Já sei que vocês não têm força suficiente nem para abrir uma escotilha e não teriam como fugir da nave mais rápida da galáxia. Ah, e é bom que não sejam espiões do imperador.

> Fim da transmissão.<

Duvidas maiores agora se passam pelas cabeças dos oficiais de Kirk. Todos foram treinados a lidar com o desconhecido. Mas esta é sem duvida uma situação de extremos. Numa galáxia distante, e talvez a muito tempo de onde deveriam estar.
- E quem diabos seria esse imperador? – Diz McCoy enquanto gesticula com os braços.
- Isso é o que iremos tentar saber, Magro. Mas uma coisa é certa. Esse ser Han Solo, também não certeza que somos ligados a esse imperador, caso contrario, acredito já estaríamos em pedaços.
- Uhura...
- O canal está aberto, senhor.
- E quem ou o que seria este imperador a que se refere, Comandante Solo? Eu e minha tripulação não temos idéia do que se trata. Como disse essa é uma nave diplomática a serviço da Federação Unida de Planetas.
- Jim?
- Diga, Magro...
- Esse Han Solo parece ser um comandante experiente e eles devem saber da real situação da enterprise – indaga McCoy.
- Não sei, magro. Como você mesmo disse: Ele parece ser experiente. E isso não deve estar claro em seus sensores. – ressalta o preocupado capitão Kirk.
- Scott, como está a situação na engenharia?
O ofegante oficial engenheiro responde entre barulhos de motores e vozes de seus subordinados.
- Senhor, a situação não é nada boa. Os cristais de Dillitium estão exauridos... – mais barulhos interrompem a comunicação – dentro de talvez meia hora teremos força nos motores de impulso.
- E os motores de dobra, Scott?
- Dobra, Jim?! No momento nem com bruxaria. Teremos dobra talvez em uma semana!
- Inferno! – pragueja Kirk diante de tal situação de indefesa.
No interior da Millennium Falcon, Han Solo avalia a situação.
- O canal de comunicação tá desligado, Chwie?
O Wookie gesticula que sim com um grunhido.
- Não é estranho essa nave, desse tal Kirk, aparecer justamente agora, durante essa crise e tão perto desse planeta que acaba de se juntar a rebelião. – diz Solo enquanto aponta para um monitor que exibe uma analise da USS Enterprise.
- E esse planeta terra que ele diz...e essa federação de planetas unidas... Mas estranho ainda. O fato é que aquela não é nem de longe uma nave de guerra...
Chewbacca urra novamente e gesticula também.
Sim, sim... e nem de corrida. Parece ser muito lenta para isso. Pode ser mesmo uma nave diplomática. – Conclui Solo.
O Wookie urra novamente.
- Certo, amigo, vamos levá-los até Luke. Ele pode usar seus truques Jedi para avaliar melhor a situação. Abrange o canal de comunicação, Chuie.
- Capitão, temos um chamado da Millenniun Falcon.
- Abra, Uhura. – Diz kirk levantando-se novamente de seu assento. Capitão Kirk falando.
- Kirk – novamente o tom de ironia é notado por todos na ponte da Enterprise – minha nave esta me dizendo que vocês não tem força para dar uma volta num asteróide, então peço, “gentilmente” que me acompanhem. Aviso: não tentem nenhuma gracinha, ok. Desligando.
Mas apreensão na ponte da enterprise.
- Jim?
- Não nos resta muitas alternativas, Magro. Spock...?
- Capitão, na atual conjectura, o mais lógico seria concordar com esse ser Han Solo. Sem dúvida, seria o tempo necessário para engenheiro Scott restabelecer a força da nave.
- Muito bem, Spock, é o que faremos. Sulu força de impulso a diante, siga as coordenadas da Falcon.
Algum tempo depois a Enterprise, seguindo a Millenium Falcon, chegam a órbita de um solitário planeta envolto em uma estranha névoa magnética, com seus três satélites naturais e girando em torno de duas estrelas gêmeas. Os neurocomputadores da enterprise avaliam que essa névoa funciona como uma defesa natural para o planeta contra a intensidade das estrelas e aparentemente atrapalharia a comunicação e detecção por instrumentos.
- Capitão.
- Sim, Uhura.
- Uma mensagem codificada da Falcon.
- Codificada, Uhura...?! – Kirk é interrompido por seu oficial de ciências.
- Usam essa codificação por causa da nevoa magnética desse pequeno planeta, Capitão.
- Pode ser, Spock... Pode transmitir, Tenente Uhura.
Mais apreensão na ponte da enterprise.
-Kirk, aqui é Solo. Você e uns poucos de seus oficiais são aguardados na superfície do planeta. Claro que desarmados. Qualquer sinal de hostilidade não será bem recebido, eu garanto. Uma de nossas naves de apoio os levarão. > fim da mensagem<.
FIM DO TOMO 1

4 de março de 2010

Ilustrações para espetáculo de dança A Passagem

Ilustrações para o espetáculo de dança Judia A Passagem. Essas imagens eram projetadas num telão de 8 metros e serviam como cenário, enquanto os bailarinos dançavam.

Illustrations for the dance performance The Jewish Passage. These images were projected on a screen of 8 meters and served as a backdrop, while people danced.

15 de janeiro de 2010

Cartoon do Rodrigo



Homenagem ao nosso querido amigo Rodrigo, que diz ter sido assaltado por 23 skinheads na virada de 2009 - 2010. Mas esse é o retrato falado do que realmente pode ter acontecido.

Tribute to our dear friend Rodrigo, who says he was assaulted by 23 skinheads at the turn from 2009 to 2010. But this is the likeness of what really may have happened.